História


Em 16 de maio de 2007 é criado efetiva e formalmente, através da Resolução nº 006/CONSUN/UNIR, o Campus de Ariquemes, no município do mesmo nome, da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, que passa a atender uma demanda social de 14 municípios, num raio de 200 Km, para os quais não havia Campus da UNIR.
A história do Campus de Ariquemes se inicia antes mesmo da sua criação, pois em 1992 com o processo de intensificação da interiorização da UNIR, através da criação dos "cursos parcelados", estes cursos de graduação ministrados nas férias letivas através convênios com a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia e com as Prefeituras dos Municípios beneficiados, que surgiu a primeira turma de ensino superior em Ariquemes, a turma de Pedagogia de 1992 que se graduou em 1995, chegando até 2007 com a conclusão de duas turmas de bacharelado em contabilidade e quinze turmas em diversas licenciaturas. Além, ainda, da primeiro curso regular no município de Ariquemes, o Curso de Informática, uma turma fora de sede como extensão do mesmo curso de Porto Velho.
Em meados de 2017, o Campus conta com os cursos do sistema UAB/EAD: graduação em Letras, Pedagogia, Administração Pública; pós-graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal, Gestão Pública e Gestão Pública em Saúde; além dos cursos já concluídos de graduação em Biologia e Educação Física. Com os cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR: Pedagogia, com duas turmas em Ariquemes. E, principalmente, com os cursos regulares de Licenciatura em Pedagogia e Bacharelado em Engenharia de Alimentos.
Contamos hoje com três departamentos acadêmicos, corpo técnico administrativo e infraestrutura que conta com bloco de salas de aula, biblioteca, laboratórios pedagógico-científicos, salas administrativas, estacionamento interno, subestação elétrica, entre outras, e prédios em fase de conclusão com nova biblioteca, gabinetes e laboratórios.