Cooperação Internacional


Cooperação nacional e internacional

Departamento Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia - DINTEC

 UNIR – Campus de Ariquemes (RO)

 

Introdução

Nessa página se encontram informações relativas aos projetos em andamento baseados na colaboração com as Universidades e Instituições brasileiras e estrangeiras.A página será constantemente atualizada, apresentando as oportunidades presentes e futuras para promover parcerias com outras Instituições brasileiras, além de incentivar a internacionalização da Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

 

Essa iniciativa se deve a variadas motivações:

  • Falta no Campus de Ariquemes da UNIR, de adequada estrutura laboratorial para realizar pesquisa de ponta, principalmente nas áreas de ciências exatas e das engenharias.
  • Alto custo dos equipamentos e tempo necessário para equipar um laboratório de pesquisa em nível avançado, recursos atualmente não disponíveis na UNIR
  • Falta de profissionais suficientes com alto nível de especializaçãoNecessidade de realizar colaboração com Laboratórios já equipados, promovendo parcerias com outras Instituições brasileiras e estrangeiras.
  • Interesse em promover a mobilidade e profissionalização de alunos, técnicos e professores da UNIR.
  • Importância em viabilizar a transferência de tecnologia para o estado de Rondônia e para a região Norte do Brasil.

Vale salientar que o Brasil não oferece ainda as melhores condições para realizar pesquisa avançada, que nos últimos anos é realizada principalmente através da organização de uma eficiente rede de colaboração,como já ocorre na Europa, Canadá e nos Estados Unidos.

 

Lista das Instituições nacionais

As Instituições listadas abaixo já estão interagindo nos projetos em andamento, em colaboração com o Dr. Roberto Marchiori, do Departamento DINTEC.

      UFRN (RN)

      UNOChapecó (SC)

      UFSC (SC)

      UFRGS (RGS)

 

Lista das Instituições internacionais

      Fundação Bruno Kessler – FBK (Trento-Itália)

      Variadas Instituições europeias

 

Estudo da língua inglesa

Atualmente é in fase de realização o Curso de Extensão: “Inglês Instrumental para engenheiros” para fomentar e capacitar os alunos das Engenharias, que tenham interesse em realizar estagio de trabalho em Empresas, ou de pesquisa, no Exterior. Havendo interesse, futuramente o curso será disponibilizado para outros Departamentos do Campus de Ariquemes.

 

Link Para Acesso ao Portal:

http://www.cooperacao-internacional.unir.br/